Pular para o conteúdo principal

O novo dentro do espaço velho

Ontem eu quis passar por aqui para registrar uma enorme quantidade de pensamentos fervilhantes. Ou melhor, lançá-los ao vento. Ao contrário, resolvi assentar os sentimentos, todos misturados e ansiosos. Abri as páginas de um livro e me transportei. Lá, para longe, e também tão perto. Tão dentro (de mim).
Confissão: estes últimos dois meses representaram profundas mudanças. Praticamente um novo parto. Repleto de dor e novos ares, medo e alegria, incertezas e liberdade. Uma decisão pontual planejada após muitos anos. E um amanhã sempre desconhecido.
Há mudanças visíveis. E mudanças invisíveis frente ao espelho. Àquelas de dentro. Àquelas que mentem as expressões do rosto, fingindo estar tudo bem. E ainda escondidas, saem em lágrimas quando aperta o coração, ou sorriem para amenizar a angústia de compartilhar esta história novamente. Mas certamente ressurgem pulsando intensamente quando o encontro é com o travesseiro, na escuridão da noite. O travesseiro não compartilha dessas mentiras, não.
Pensei que pudesse ser egoísmo falar em liberdade numa hora dessas. Mas esse sentimento tão puro foi tamanha descoberta. E não veio sozinho, trouxe consigo a paz, o silêncio e a tranquilidade, todos juntos, de uma só vez, para dentro. Sim, para dentro de casa, onde há tempos as portas não permitiam recebê-los. Chegaram tímidos, receosos, mas logo receberam abraços sinceros desejando boas-vindas.
Hoje, estes novos olhos vislumbram dias diferentes, onde tudo é novo. O novo dentro do espaço velho. É uma sensação de acompanhar a trajetória de uma borboleta, se desprendendo finalmente de seu casulo apertado. Descobrindo as asas, os ventos, a luz. Se encantando com a beleza das flores, do céu, das estrelas e infindas cores.
Dia após dia, agradeço. Dia após dia, aprendo e compreendo o processo, a importância do conjunto. Aprendo a admirar os detalhes, mesmo que pequeninos, com uma lente de aumento. O segredo está em manter o foco ajustado sempre em um momento de alegria. Alegria pequena no início e inversamente proporcional ao fim do dia.

Comentários