Pular para o conteúdo principal

Momentos distantes

Distância - D.K. [olhares.com]
"Distância: s.f. Espaço entre dois pontos. &151; Pode ser medida em quilômetros, metros, centímetros e muitas outras unidades. Os enormes espaços existentes entre as estrelas e os planetas, ou distâncias astronômicas, são medidos pela velocidade da luz".
Tenho dúvidas. E não são poucas ultimamente. Mas algo que tem 'martelado' aqui dentro é essa distância. Para conseguir definir (ou entender) alguns distanciamentos que tanto me incomodam, gostei do trecho do dicionário: "muitas outras unidades". E acho que também cabem aqui muitos outros devaneios.
Hoje, me sinto distante, como se estivesse fora de órbita. São apenas voos internos, enquanto a rotina segue seu curso, aparentemente normal. E lanço essas interrogações ao vento, na busca de diminuir estes espaços não preenchidos.
Talvez ela - a distância ou "espaço entre" - sob meu ponto de vista, possa ser referenciada pela saudade. Palavrinha esta última que nasceu comigo e permaneceu sem pedir licença. E eu aprendi a conviver a seu lado. Ainda, quem sabe, distâncias sejam representadas pela ausência de algo ou alguém. E neste caso há um aumento de proporções considerável. Não sei exatamente. Só sei que há poucos dias descobri uma terceira possibilidade: que a distância pode existir também na proximidade das coisas e pessoas. E presenciar esta descoberta me deixou sensivelmente triste e sem chão. Ou seria sem ação?
E como o segundo espaço distante representa ausência, de acontecimentos, de presenças e até de lembranças, os quilômetros e o vazio só aumentam... É aperto no peito mesmo!
Porém, a primeira distância, balizada na saudade, me traz memórias incríveis de bons momentos. E estes 'pequenos-grandes-detalhes' são suficientes para que um sorriso espontâneo surja ao revivê-los momentâneamente: músicas, cheiros, imagens... Isso aquece a alma e diminui os espaços vazios!
É estar perto mesmo estando longe. É sensibilidade e afinidade sem explicações. E acho que é aqui que eu queria chegar. Estou caminhando!

Comentários

  1. '... e que nosso caminho seja como um trilhar por entre folhas secas... de belos outonos, de ventos que bateram e sempre voltarão a bater... que a vida é ciclo. e, se as folhas caem, outras novas se colocam no lugar. a saudade que bate é como vento que sopra... exatamente igual. e, só quem sente, sente que se ainda bate, é que, certamente, não chegou o final.'

    Linda reflexão, essa tua, muito bacana esse teu espaço, já havia passado por aqui e agora passo mais feliz por sabermos que estamos juntos.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindo isso!
    É a distancia que une.... a distancia que separa...
    é a distancia ditando o que de maior há dentro de nós.
    "é estar perto memso estando longe"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! =)